Tecnologia do Blogger.
A visão da Igreja do Evangelho Quadrangular é apresentar Jesus Cristo, o filho de Deus, como o Salvador, o Batizador com o Espírito Santo, o Médico dos médicos e o Rei que há de vir.

10 de jul. de 2013

VIDA NOVA, ROUPAS NOVAS - EFÉSIOS 4:17-32

INTRODUÇÃO—A Bíblia foi escrita não apenas para ser estudada, mas também para ser obedecida, e é por isso que as expressões como “pois”, “portanto” e “Por essa razão” são repetidas com tanta freqüência na segunda metade de (Efésios 4:1,17,25; 5:1,7,14,15,17,24).Paulo estava dizendo: “Eis o que Cristo fez por vocês.Diante disso,eis o que vocês devem fazer para Cristo”.Devemos ser praticantes da Palavra,não apenas ouvintes(Tiago 1:22).o fato de termos sido chamados em Cristo(Ef. 1:18) deve servir de motivação para andarmos em unidade.Vamos tirar nossas vestes de morte e colocar as vestes da graça!
1-ADMOESTAÇÃO—(Ef. 4:17-19)—Tem,os aqui um exemplo dos imperativos negativos da vida cristã: “Não andeis como também andam os gentios” Nós cristão não devemos imitar  o estilo de vida dos incrédulos ao nosso redor.Estes se encontram “mortos nos ( seus) delitos e pecados”(Ef. 2:1),enquanto os salvos foram ressuscitados dentre os mortos e receberam a vida eterna em Cristo.Paulo explica a diferença entre os cristãos e os incrédulos.Em primeiro lugar,os cristãos tem uma forma  de pensar diferente dos incrédulos.Convém observar a ênfase desta passagem sobre a mente: pensamentos(Ef.4:17),ignorância(Ef.4:18), “aprendeste a Cristo” (Ef.4:20) e entendimento (Ef. 4:23).A salvação começa com o arrependimento,que é uma mudança de disposição mental.Quando a pessoa crê em  Cristo,toda a sua visão de mundo é transformada,inclusive seus valores,seus objetivos e sua forma de encarar a vida.o que há de errado com a forma de pensar do incrédulo? Seus pensamentos são fúteis.Em todos os sentidos,o cristão é diferente do incrédulo,daí há admoestação: “Não andeis como também andam os gentios(incrédulos).

2-ARGUMENTAÇÃO—(Efésios 4:20-24)—Paulo reforça sua admoestação com um argumento proveniente da experiência espiritual de seus leitores.mais uma vez,a ênfase é sobre o pensamento ou sobre a forma do cristão ver o mundo. “Aprender a Cristo” significa ter um relacionamento pessoal com ele de modo a conhecê-lo melhor a cada dia. Essa comunhão é baseada na Palavra de Deus,capaz de ensinar “a verdade”conforme se encontra em Cristo.Quanto melhor a minha compreensão da Palavra de Deus,melhor meu conhecimento do Filho de Deus,pois a Bíblia toda é uma revelação do Senhor Jesus Cristo (Lucas 24:27;João 5:39).No entanto,essa experiência de salvação é mais profunda,pois resulta em uma nova posição diante de Deus.O velho homem(a vida antiga)foi colocado de lado,de modo que podemos,agora,andar em novidade de vida por meio de Cristo.Como cristãos,não mudamos apenas nossa maneira de pensar,mas também nossa cidadania.Somos “novas criaturas”em Cristo (II Cor.5:17),e,portanto,as idéias e desejos da velha criatura não devem mais controlar nossa vida.

3- A APLICAÇÃO (Efésios 4:25-32)—Paulo não se atém a explicar o princípio e a deixar por isso mesmo.Antes,procura sempre aplicá-lo às diferentes áreas da vida que precisam ser transformadas,e tem coragem até de citar pecados específicos.Nesta seção,o apóstolo fala de cinco pecados,diz que devemos evitá-los. E explica porque.

Mentira (Efésios 4:25)—Uma mentira é uma declaração contrária aos fatos.Satanas é um mentiroso (Jo 8:44).o primeiro pecado a ser julgado na igreja primitiva foi a mentira(Atos 5:1-11).

Ira (Efésios 4:26,27)—A ira é um problema emocional causada por algo que nos desagrada.A ira em si não é pecado,pois Deus pode irar-se(Deut. 9:8)É possível irar-se sem pecar,mas quem pecar deve acertar a questão sem demora e não deixar que o Sol se ponha sobre sua ira.”Entra em acordo sem demora com o eu adversário” (Mateus 5:25).Tem pessoas que querem justificar sua ira e dizem:Na hora eu estouro,mas depois passa.É igual um revólver,na hora estoura,mas depois que estourou,deixou estrago para traz. ““ Qualquer um pode se irar” “.Mas irar-se com a pessoa certa,na medida certa,no momento certo,com o propósito certo  da maneira certa,isso não é fácil”.Mas Salomão apresenta uma solução “A resposta branda desvia o furor,mas a palavra dura suscita a ira”. (PV.15:1).

Roubo
- (Efésios 4:28)—“Não Furtarás” é um dos Dez Mandamentos,e, ao dar essa ordem,Deus instituiu o direito à propriedade privada.Uma pessoa tem o direito de transformar a própria força em ganho e de usar esse ganho como lhe aprouver.Em geral Paulo está escrevendo a trabalhadores assalariados da igreja de Éfeso (Ef. 4:28).Além de ser homicida, Satanás também é ladrão. “O ladrão vem somente para roubar,matar e destruir;eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”Quando tentou Eva,o inimigo fez dela uma ladra,pois ela tomou para si um fruto que lhe era proibido.Eva por sua vez,levou Adão a roubar.O primeiro Adão roubou e foi expulso do paraíso;mas Cristo,o último Adão,disse a um ladrão: “Hoje estarás comigo no paraíso”(Lucas 23:43).(II Tess.3:10)-Um cristão preguiçoso  rouba de si mesmo,dos outros de Deus ( Malaquias 3:8,9).

Palavras torpes—(Efésios 4:29)—Há uma relação muito próxima entre o coração e a boca. “Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34).Quando uma pessoa aceita Cristo,esperamos ver mudanças em sua maneira de falar.É interessante estudar a ocorrência da palavra boca no livro de Romanos e ver como Cristo transforma o discurso de uma pessoa.A boca do pecador é “cheia de maldição e de amargura” (Romanos 3:14).;mas a boca do cristão saem louvores a Deus( Romanos 15:6). “Um discurso transformado é o reflexo de um coração transformado” Não é de se admirar que Paulo tenha escrito sobre os ímpios que “a garganta deles é sepulcro aberto” (Rom 3:13).

Amargura—( Ef. 4: 30-32)—Estes versículos advertem sobre vários pecados de atitude e desenvolvem um pouco mais aquilo que Paulo escreveu sobre a ira.A amargura refere-se a uma hostilidade arraigada que corrompe o seu interior. Alguém faz algo que nos contraria, e nutrimos uma disposição negativa  para com essa pessoa.A amargura conduz a cólera,que é a manifestação exterior  e explosiva  de sentimentos interiores.A raiva e a ira com freqüência levam ao tumulto( “gritaria”) e a maledicência ( “blasfêmia”).A amargura nos priva das alegrias da vida.A amargura e ira,muitas vezes são capazes de destruir lares,igrejas e amizades.

CONCLUSÃO
—Deus espera de você e de mim,vida nova e roupas novas.(Apoc.3:18).

Rev. Pr. Carlos Henrique de Moraes

0 comentários:

Postar um comentário